Para os Pais

1. Brinquedos , celulares e outros acessórios (não de uso escolar)

É permitido trazer brinquedos para a escola somente QUANDO SOLICITADO PELO PROFESSOR NA AGENDA DO ALUNO. No entanto, pedimos que não sejam enviados brinquedos muitos caros ou que quebrem com facilidade, pois a escola não poderá assumir riscos por danos causados pelas crianças.

 

2. Objetos Pessoais

Informamos aos Srs. pais que é obrigatório o nome da criança em todos os seus objetos pessoais, inclusive aquele que for trazido apenas esporadicamente para a escola, bem como em roupas, uniformes, material escolar, brinquedos, cobertores, escova de dente,toalhinhas etc.
O Colégio não se responsabilizará por perdas dos mesmos se estes não estiverem identificados.

 

3. Atividades escolares

Os alunos deverão trazer prontas a atividades passadas para casa. O incentivo e apoio dos pais no horário das atividades de casa são essenciais, porém se os mesmos executarem as tarefas pelas crianças estará desestimulando às mesmas e atrapalhando o seu desenvolvimento cognitivo;
Nunca deixem de valorizar as atividades de seu (a) filho(a), por menor e mais simples que ela seja, pois os alunos estão em fase de descobertas e tudo para eles tem um grande significado.

 

4. Agenda

Todas as crianças deverão possuir uma agenda (padronizada) onde serão anotados todos os comunicados da escola, muita atenção aos avisos e comunicados da escola, não deixe que seu (a) filho (a) venha para a escola sem algum objeto ou material pedido pelas professoras e não deixe que ele (a) fique de fora de alguma atividade ou passeio por descuido ou distração, os pais também poderão se comunicar com a professora através dele, portanto, a família deverá estar atenta ao conteúdo dele diariamente (assinem todos os recados e comunicados enviados, desta forma saberemos que vocês estão cientes sobre o aviso em questão).

 

5. Reunião

Ao final de cada semestre, será realizada a reunião de pais e mestres, aonde será entregue as atividades desenvolvidas em sala de aula e o relatório escolar (na Educação Infantil), é muito importante a participação da família.

 

6. Doenças e medicamentos

Em caso de gripe forte, virose, conjuntivite ou qualquer doença de fácil contágio, a criança não deverá vir à escola, para evitar disseminação entre as outras crianças.
Lembramos que o início da vida escolar é sempre propenso a tal situação. As vacinas e reforços de vacina devem estar em dia. Todo o medicamento enviado deverá conter o nome da criança e a sala, a dosagem e o horário devem ser anotados na agenda.

 

7. Sala de aula

Não é permitido os pais ficarem na porta da sala de aula do seu filho, deixe a criança subir a escada ou rampa sozinho, faz parte do crescimento, da individualidade e independência deles. Caso a família precise de um encontro com a professora, para uma conversa mais demorada, deverá solicitar à Coordenação um horário específico para esse fim, esse pedido deverá ser realizado através da agenda ou por ligação.

 

8. Identidade

A família deverá comunicar à escola qualquer mudança no perfil do aluno apresentado no momento da matrícula: número de telefone, endereço, pessoa responsável pelo transporte ou outra situação qualquer que seja necessário ser do conhecimento da escola;

 

9. HORÁRIOS
PERÍODO INTEGRAL – 6hs às 18hs
PERÍODO MANHÃ – 7h às 11h
PERÍODO TARDE – 13h às 17h

 

(Lembrando que a partir das 17hs as crianças já estão liberadas).
Os horários de entrada e saída dos alunos devem ser rigorosamente obedecidos. As crianças só poderão sair da Escola, acompanhadas por pessoas autorizadas pela família, de modo que a troca de pessoal responsável pelo transporte escolar deverá ser imediatamente comunicada à Escola.
*Ressaltamos que a tolerância para o horário de saída é de 20 minutos, ultrapassando este, será cobrado uma taxa no valor de R$ 10,00 (dez reais à hora).

10.Faltas do aluno

Quanto à falta dos alunos (por qualquer motivo que seja, ate mesmo por doença) não terão nenhum efeito sobre a mensalidade, e não haverá reposição de aulas.

 

11.Uso do Uniforme Escolar

O Colégio C.E.J.B., como a grande parte das escolas, opta pelo uso do uniforme escolar para os seus alunos. É um item prático, já que as roupas do dia a dia são caras e desgastam com facilidade. Sem contar o fato de que alguns buscam chamar a atenção de alguma maneira e a escola pode se tornar um desfile de moda em vez de local de estudos.

Apesar dos alunos não gostarem muito dessa padronização e às vezes darem um jeito de mudar a vestimenta, o uniforme é importante, já que evita que a sala de aula se transforme em um local multicolorido que chame a atenção pelas roupas e não pelo conteúdo. Além disso, usar o uniforme faz com que o aluno desenvolva o sentimento de que pertence e faz parte ativa de um grupo. Isso ajuda a desenvolver a parte social das crianças.

Os uniformes, além de padronizar os alunos, ainda trazem as cores, o nome e o símbolo da escola. Tudo de fácil identificação para quando se olhar para a peça de roupa saber de que escola o estudante é, evitando inclusive, infiltrações de pessoas estranhas na área interna da Escola e, consequentemente, não colocando em risco a integridade dos nossos alunos.

É importante que você incentive seu filho a usar corretamente o uniforme e tente fazer com que ele compreenda a importância do uso do mesmo!


12. Aniversário na Escola

Comemorar o aniversário da criança na Escola tem uma função social que sempre preservamos, porém vale ressaltar que não pode ter a mesma finalidade de uma festa realizada em outros ambientes. Para tanto, desejamos contar com a colaboração dos senhores no sentido de observarem as orientações a serem seguidas;

  • O tempo destinado ao aniversário é de 1h.
  • A comemoração deve ser restrita aos colegas da sala e aos pais.
  • Para evitar constrangimento com relação a presentes, mesmo recebendo o convite fica a critério do pai o envio do mesmo.
  • O dia do aniversário deve ser agendado previamente com a Professora.
  • Em datas de eventos escolares (carnaval, páscoa, folclore, festa junina e outros) não poderá ser marcado aniversário na Escola.
  • A escola agora tem um local exclusivo para o aniversário, portanto não será permitido mais festa na quadra ou sala de aula.